Os inuit são os membros da nação indígena esquimó que habitam as regiões árticas do Canadá, do Alasca e da Groenlândia. No século XV, os inuit estabeleceram os primeiros contatos com os baleeiros franceses e pescadores de bacalhau. Eles rapidamente desenvolveram relações com os europeus baseado no comércio de peles. Isto os levou a abandonar inúmeras práticas tradicionais para se devotarem inteiramente caça de peles de animais.Uma tradição mantida até os dias atuais é a construção de pequenas pilhas de pedras antropomórficas chamadas conhecidas como inukshuk. Podem ser encontradas por todo o mundo circumpolar, significando "semelhante a um humano" no idioma inuit. São monumentos feitos de pedras brutas, usados pelos inuits para comunicação e sobrevivência, transmitindo
uma mensagem do tipo "alguém esteve por aqui" ou "você está no caminho certo".Um inukshuk pode ser pequeno ou grande, de uma única rocha ou várias pedras apoiadas umas nas outras, de seixos arredondados ou lajes retas. Feitos com todo tipo de material disponível, cada escultura é única. O arranjo das pedras indica o propósito do monumento. As direções dos braços ou pernas pode indicar a direção de um canal para navegação, ou uma passagem num vale através das montanhas. Um inukshuk sem braços ou com chifres afixados, pode atuar como um marcador para um esconderijo para comida.
Esses pequenos monumentos são visíveis nos acostamentos e no alto de barrancos de estradas por todo o Canadá, e seus anônimos construtores quase nunca são vistos em ação, o que confere a essa tradição um merecido status de lenda urbana.
